segunda-feira, 25 de julho de 2011

Detran-CE investe no futuro

A preocupação com a paz no trânsito tem levado profissionais da área de formação a focar crianças e adolescentes

Clique para Ampliar 
A minicidade montada para simular situações do dia a dia do trânsito atrai tanto a garotada, que ela não se nega a assistir a palestra antes de partir para a prática 


Será que existe certa idade para aprender as regras de circulação por ruas e avenidas em veículos diversos? Com a educação de trânsito, uma coisa é certa: quanto mais cedo, melhor! Na véspera do Dia do Motorista e Dia nacional da Paz no Trânsito, que são comemorados hoje, 25 de julho, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) focou os ensinamentos para a educação no trânsito nas crianças, que serão os motoristas de amanhã. A ideia é promover a cidadania e o bom convívio social, educando os pequenos, cada vez mais cedo, para normas de conduta no trânsito.

O Detran-CE mantém, desde 2009, na sede do órgão, na Maraponga, a Escola de Educação para o Trânsito, que recebe, diariamente, cerca de 120 crianças de escolas públicas e particulares da Capital. Mas, o aprendizado ultrapassa os muros do órgão e vai para mais perto da comunidade. Para tanto, o Departamento utiliza a Unidade Móvel de Educação para o Trânsito, que, ontem, como acontece todos os domingos, marcou presença na programação "Lazer em Ação", desenvolvida pelo Governo do Ceará na Avenida Sebastião Abreu, próximo às trilhas do Parque do Cocó.

A Unidade Móvel é um micro-ônibus que transporta para bairros de Fortaleza e outras cidades cearenses uma minicidade de nove metros quadrados, em que as crianças podem brincar guiando carrinhos com controle remoto pelas ruas e avenidas dessa cidade de brinquedo. As crianças tomaram conta da tenda do Detran-CE e ficaram encantados com a oportunidade de vivenciar o trânsito numa grande cidade.

A educadora de trânsito Irene Ferreira lembrou que "o trânsito é o deslocamento das pessoas, com a observância de normas e valores. Infrações geram penalidades e provocam acidentes. É preciso disciplina e respeito ao semelhante".

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário