segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Qualificação profissional cria oportunidade para aluna surda

Silvana Ribeiro, surda desde os 12 anos em razão de uma infecção no ouvido, é uma das 25 alunas do curso de camareira do programa Mulheres Mil, oferecido pelo Instituto Federal do Maranhão. Com dificuldades de conseguir emprego formal, ela acredita que poderá agora obter qualificação profissional e maiores chances no mercado de trabalho.

Ela começou o curso por sugestão de uma das instrutoras da Associação dos Surdos do Maranhão (Asma). A turma de Silvana tem término previsto para fevereiro de 2012, mas já existe a possibilidade de efetivação da aluna no hotel onde faz estágio.

“Eu achei que não daria certo, afinal eu parei de estudar na segunda série do ensino médio porque não me adaptei ao ensino da escola. Mas aqui estou conseguindo acompanhar as aulas”, conta.

“Tivemos que preparar a estrutura para recebê-la. Isso envolveu várias ações, como a contratação de dois intérpretes da língua brasileira de sinais (libras), a adaptação de material didático e a sensibilização dos nossos professores”, explica a coordenadora do programa no instituto, Teresa Fabbro.

Maranhão - O Mulheres Mil tem como objetivo beneficiar mulheres em situação de vulnerabilidade social por meio da qualificação profissional. Implantado inicialmente como projeto-piloto em 13 estados das regiões Norte e Nordeste, a ação já alcançou 1.200 beneficiárias. Os cursos ofertados são escolhidos após estudos técnicos que avaliam e apontam a necessidade de formação na localidade onde o curso será oferecido.

No caso de São Luis, identificou-se uma demanda por camareiras devido ao crescimento da rede hoteleira da capital maranhense. De acordo com a coordenação do curso, a maioria das alunas já sai com perspectivas concretas de emprego. O índice de beneficiárias empregadas após participar do projeto piloto chegou a 80%, o que significa que 132 alunas atendidas pelo instituto ingressaram no mercado de trabalho.

Fonte: Portal Mec

Nenhum comentário:

Postar um comentário