segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

SUGESTÃO DE LEITURA SOBRE O DIA DO FICO - 9 DE JANEIRO


No dia 9 de janeiro de 1822, o príncipe regente d. Pedro de Alcântara, contrariando ordens de Portugal, decidiu ficar no Brasil para se tornar D. Pedro I. O fato, salvo floreios e eufemismos históricos, foi determinante para a vida política do país. Graças a esse episódio -- que entrou para a história como o Dia do Fico -- o Brasil pôde proclamar independência meses depois, no dia 7 de setembro. Abaixo, veja alguns livros sobre o assunto.


Divulgação

Esta obra, do mesmo autor de "1808", percorre 14 anos de história 

* Este volume, do mesmo autor de "1808", percorre 14 anos de história


Publicado pela Nova Fronteira, selo da Ediouro, "1822", best-seller de Laurentino Gomes, trata do período que abrange a volta da corte portuguesa para Lisboa até a morte de D. Pedro I. Resultado de três anos de pesquisa, o volume é a sequência de "1808", lançado em 2007.

O título ganhou edição ilustrada no fim de 2011. Leia um trecho.
Em "D. Pedro I", a autora Isabel Lustosa escolheu um ângulo macunaímaco para analisar o herói nacional. De personalidade turbulenta, mal-educado e chucro, Pedro de Bragança e Bourbon tinha tudo para ser um péssimo governante.

Em certo sentido o foi: dizendo-se liberal, exerceu o poder de maneira autocrática, dissolveu a Constituinte que ele mesmo convocou, humilhava os aliados e amigos e admitia abertamente a corrupção. Ao abandonar o Rio, já no navio que o levaria à Europa, retrucou as queixas do marquês de Paranaguá, seu ministro, de que não tinha como se sustentar, com o exemplo de outro ministro: "Por que não roubou como Barbacena? Estaria bem agora".

A obra "Coração do Rei" conta a história de D. Pedro I, relatada por frei Arrabida, desde a chegada dos portugueses ao Rio, em 1808, até a sua morte, em Portugal. Arrabida, que realmente existiu, relata os bastidores do poder e da personalidade do imperador de maneira única.

Encadeando tudo, a formação do Brasil e a história política. As passagens e os respectivos personagens são mostrados como em um romance, com capítulos que mergulham nas conspirações, levando ao leitor uma visão da completa da história do Brasil.


da Livraria da Folha
Texto baseado em informações fornecidas pela editora da obra

Fonte: Portal FOLHA.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário