segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Veja a correção comentada do segundo dia de provas do Enem 2011


                                           

Os professores do Curso e Colégio Objetivo corrigiram neste domingo (23) o segundo dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011. No mesmo link, você pode conferir as respostas das questões de ontem (22):

 Tempo insuficiente

O tempo para responder as questões no segundo dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011 foi menor que o necessário segundo professores ouvidos pelo UOL Educação. Neste domingo (23), além de resolver 90 questões, os candidatos também tiveram que fazer uma redação.

Redação

O jornal O Globo, em seu site, divulgou o tema da redação do Enem 2011 ("Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado") às 13h59 - a reportagem do UOL visualizou a matéria pela primeira vez às 14h34. Os primeiros candidatos só poderiam começar a sair dos locais de prova às 15h.

Questionado, o MEC (MInistério da Educação) confirmou o tema. Segundo a pasta, isso não configura quebra de sigilo da prova, uma vez que o tema foi divulgado depois de o início da mesma. Para o MEC, o fato não configura falha na segurança.

Para Maria Aparecida Custódio, professora do laboratório de redação do Colégio Objetivo, o tema da prova de redação do Enem teve bastante identificação com o público jovem. Segundo ela, os candidatos tiveram facilidade para discorrer sobre o assunto deste ano: "Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado".

Como foram as provas

Esta edição do Enem 2011 teve problemas pontuais, principalmente de segurança. No sábado, um repórter do jornal "O Estado de São Paulo" foi convocado em frente a um local de provas na capital paulista para ser fiscal, mesmo com a presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Malvina Tuttman, tendo prometido que os ficais seriam exaustivamente treinados.

Além disso, um fotógrafo trabalhando para UOL conseguiu tirar fotos de dentro de sala de aula, o que era proibido pelo MEC. Os fiscais não o interromperam em momento algum e o profissional estava devidamente identificado.

Houve, também, casos de alunos que foram retirados de sala por estarem tuitando: oito no sábado, três neste domingo.

Fonte: Portal UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário